leitos covid

Ministério da Saúde prorroga fechamento de leitos de UTI do SUS

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado estarão mantidas por mais 30 dias. A decisão volta atrás em um planejamento do Ministério da Saúde informado na última semana, que deixaria de custear algumas unidades de tratamento da doença, tanto de adultos quanto pediátricas a partir de fevereiro. A decisão foi prorrogada por 30 dias, e os leitos poderão ser desativados a partir de março. 

Apenas no Rio Grande do Sul, o Ministério garante o funcionamento de 1.057 leitos. Se fossem fechadas, o Estado habilitaria cerca de 300 UTIs gerais para tratamento da Covid. O déficit, porém, ainda seria de 742 unidades. Restariam 1.272 leitos intensivos operacionais para adultos e 178 para crianças.

Vacinação infantil: o que fazer em caso de reações a aplicação

De acordo com a pasta, a prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

OCUPAÇÃO
Até a manhã desta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado era de 55.6%. Um total de 1.289 pacientes internados nos 2.320 leitos  disponíveis pelo SUS. Em Santa Maria, dos 64 leitos disponíveis pelo SUS, 45,3% estão ocupados, o que corresponde a 29 pacientes. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação de crianças com a Coronavac no Estado deve começar na quarta Anterior

Vacinação de crianças com a Coronavac no Estado deve começar na quarta

Próximo

Vacinação infantil: o que fazer em caso de reações a aplicação

Saúde